O Capítulo II-2 SOLAS detalha as disposições de segurança contra incêndios incluindo proteção, detecção e extinção e o Regulamento 10.10.4 exige que um mínimo de dois radiotelefones portáteis bidirecionais sejam transportados a bordo para cada incêndio, a fim de fornecer um meio de comunicação dedicado entre bombeiros e um membro da tripulação fora da área do incidente. Dependendo do tamanho e tipo de embarcação, pode ser necessário transportar mais de dois dispositivos. A partir de 1º de julho de 2018, todos os navios serão obrigados a cumprir o regulamento.

Embora a Regra 10.10.4 não especifique a faixa de freqüência a ser usada pelos rádios de combate a incêndio, as freqüências UHF são mais comumente usadas para comunicação a bordo, pois proporcionam melhor propagação dentro das estruturas metálicas dos navios.

Com excepcional qualidade de voz, bateria de longa duração e certificação ATEX para segurança, o MOTOTRBO Série DP4000 Ex atende aos requisitos do Regulamento SOLAS Capítulo II-2 10.10.4 para rádios de combate a incêndio transportados a bordo de navios.
Veja o Resumo das Soluções para saber mais.